O desafios e o papel das mulheres dentro de uma conjuntura política, sindical, popular e os caminhos possíveis para desenvolvimento, gestão e criação de novas cooperativas. Este foi o compromisso da Unisol Bahia (Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários da Bahia), ao promover na última sexta-feira (27), o Encontro Estadual de Mulheres da Unisol.

Fizeram parte da composição de mesa da abertura a presidente da Unisol Bahia, Anne Sena Guiomar, a diretora de Políticas Afirmativas da Unisol Brasil, Magda Almeida, a deputada estadual Maria Del Carmem, a secretária de Formação da CUT Bahia, Cristina Brito, a vereadora Marta Rodrigues e, representando a deputada estadual Neusa Cadore; a assessora parlamentar e ex-secretária estadual de Mulheres do PT, Claudia Muniz, que abriram um bate-papo interativo sobre empreendedorismo coletivo, lideranças, igualdade de gênero, cooperativismo e desafios do mundo contemporâneo, além de fomentar a troca de experiências e relatos entre os presentes.

O Congresso foi realizado no Sindipetro Bahia e reuniu mulheres de diversos segmentos da sociedade que se reuniram para refletir sobre a importância da participação das mulheres nos empreendimentos produtivos e as principais bandeiras de lutas da entidade. “O objetivo do encontro foi construir um debate acerca das políticas afirmativas para mulheres no estado , bem como; estabelecer uma agenda formativa junto aos grupos sócio produtivos da Unisol”, destacou a presidente Anne Sena.

De acordo com a presidente da Unisol Bahia, estes espaços permitem a interação sobre a prática e a teoria; com .base na contextualização de referências metodológicas que repactuem a inserção sócio- política das mulheres.

Para a diretora Nacional de Políticas Afirmativas da Unisol Brasil, Magda Almeida, a realização dos encontros estaduais são importantes diante de tantos retrocessos e perdas de direitos.” A maioria dos empreendimentos são formados por mulheres que enfrentam cotidianamente o desafio de conciliar a vida familiar com a gestão dos seus empreendimentos, tanto na área rural quanto urbana em diversos segmentos, como por exemplo; reciclagem, alimentação, costura, artesanato, etc. Neste sentido, provocar espaços de discussão, reflexão e troca de saberes tem um papel integrador, formativo e, principalmente, de fortalecer e estabelecer parcerias que contribuam para o debate das políticas públicas para as mulheres”, explicou.

As mulheres da Unisol receberam o caloroso abraço da vereadora Marta Rodrigues (PT) que fez um retrospecto sobre a luta histórica das mulheres na ocupação dos espaços na política, destacando a baixa presença de liderança femininas no parlamento. Na oportunidade, a vereadora discorreu sobre os desafios e oportunidades para que as mulheres assumam um protagonismo cada vez maior na gestão de empreendimentos cooperativistas, aproveitando para parabenizar a iniciativa da Unisol Bahia. “Estes espaços são importantíssimos para fortalecimento e criação de mais políticas para mulheres. Precisamos defender os nossos espaços todos os dias. A Unisol, a partir deste encontro, esta dando uma importante contribuição para nós, mulheres” e finalizou: “ nada sobre nós, sem nós”.

Ao final do encontro, após a elaboração de grupos de trabalho, avaliação das propostas e encaminhamentos, Magda Almeida avaliou: “Certamente saímos mais perseverantes, fortalecidas e com a missão de sermos multiplicadoras destes saberes nos nossos empreendimentos e na comunidade onde atuamos”.comemorou.
Até o momento foram realizados encontros estaduais em Pernambuco, São Paulo, Acre, Rio Grande do Sul Minas Gerais e Bahia. Paraíba realizará seu encontro ainda este ano, a atividade está prevista para acontecer em novembro.

 

DEIXE UMA MENSAGEM