A prefeitura de Candeias, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura (SEMA) está buscando alternativas para implantar uma rede de monitoramento do ar de forma contínua, em virtude da poluição atmosférica emitida no último dia (2) de Abril.

A Secretaria de Meio Ambiente está investigando junto ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), as causas da poluição atmosférica que foi sentida por moradores da cidade no dia 2 de Abril. Cidades circunvizinhas também sofreram com os efeitos da poluição como Madre de Deus, São Francisco do Conde, Santo Amaro, Camaçari, e a Ilha de Maré, Bom Jesus e Paramana.

De acordo com o prefeito Dr. Pitágoras, ações como estas, que agridem o meio ambiente, são inadmissíveis. Por isso, logo após do acontecido, o gestor buscou imediatamente os órgãos responsáveis. “Toda nossa população sofreu com esse odor forte. Imediatamente acionei a Secretaria de Meio Ambiente para buscar providências”, afirmou o gestor.

Fiscalização do INEMA

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) promove a integração do sistema de meio ambiente e recursos hídricos do Estado da Bahia e tem por finalidade executar as ações e programas relacionados à Política Estadual de Meio Ambiente e monitorar o ar da Região observando continuamente as concentrações na atmosfera de quaisquer poluentes que afetam a qualidade do ar. O índice de qualidade do ar – IQAr é uma escala informativa das concentrações, estabelecida pelo CONAMA 03/90. A rede de monitoramento da Petrobrás – RLAM conta com 4 estações fixas no entorno da refinaria, abrangendo os municípios de Candeias, Madre de Deus e São Francisco do Conde.

DEIXE UMA MENSAGEM