combater-a-tuberculose

A Tuberculose é uma doença contagiosa, causada por uma bactéria que atinge principalmente os pulmões. Os sintomas mais comuns da TB pulmonar são: tosse persistente produtiva (muco e eventualmente sangue) ou não, febre, sudorese noturna e emagrecimento. (MS 2014)

Vale ressaltar que a descoberta precoce do caso, o diagnóstico correto e o tratamento completo dos doentes com baciloscopia positiva são tidos como uma das principais medidas de controle da tuberculose na comunidade. (MS 2014)

A secretaria de saúde através da Vigilância epidemiológica e Atenção Básica do município de Candeias vêm informar e conscientizar à população sobre o dia mundial de combate a tuberculose que se comemora no dia 24 de março. A Bahia é o 3º estado com maior numero de casos registrados da doença no país e o 1º na região Nordeste. Em 2016 Candeias registrou 33 novos casos de Tuberculose.

Logo, recomenda-se: a pessoa que apresentar tosse com ou sem catarro por mais de 3 semanas deve procurar imediatamente a unidade de saúde do seu bairro.

DEIXE UMA MENSAGEM