Um agente federal dos EUA, Edwin Lopez, tentou por meses convencer o General Bitner Villegas, piloto pessoal de Nicolás Maduro, a trair o presidente venezuelano e entregá-lo às autoridades americanas. A investigação, divulgada pela AP, revelou uma complexa operação que começou com uma dica sobre aeronaves presidenciais na República Dominicana.

A abordagem inicial ocorreu em abril de 2024, em um hangar secreto, onde Lopez ofereceu a Villegas a chance de se tornar “um homem muito rico” em troca de desviar a aeronave presidencial para uma detenção de Maduro. Embora Villegas não tenha se comprometido na hora, ele trocou contatos com o agente, que continuou as investidas mesmo após sua aposentadoria em julho de 2025, mencionando a recompensa de US$ 50 milhões.

As tentativas de Lopez incluíram mensagens criptografadas, lembrando Villegas de que ele poderia ser o “herói da Venezuela”. Após Villegas rejeitar a proposta dizendo que “a última coisa que somos (venezuelanos) é traidores”, o agente ameaçou com fotos da reunião secreta.

A recusa do piloto levou a uma nova tática: abalar a confiança de Maduro no piloto. Um aliado da oposição, Marshall Billingslea, publicou no X fotos de Villegas em seu aniversário de 48 anos, incluindo a imagem enviada por Lopez. Pouco depois, um avião que Maduro pilotava retornou abruptamente ao Aeroporto de Caracas, gerando especulações sobre a prisão do piloto.

Dias depois, Villegas reapareceu ao lado do Ministro do Interior, Diosdado Cabello, sendo publicamente exaltado como um “patriota inabalável” pelo regime, enquanto mantinha silêncio com o punho cerrado.