O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou hoje (22) um decreto que qualifica o Sistema Rodoviário Ponte Salvador–Ilha de Itaparica no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). A medida, publicada nesta segunda-feira, garante ao projeto prioridade e agilidade em nível federal, impulsionando a construção da aguardada ponte.

A qualificação no PPI assegura maior segurança jurídica, acompanhamento prioritário e facilita a estruturação de parcerias com a iniciativa privada. Conforme o secretário especial do PPI, Marcus Cavalcanti, isso significa que a Ponte Salvador-Itaparica terá tratamento prioritário em licenciamentos, financiamentos e poderá receber aportes de recursos federais, já que a obra também integra o Novo PAC.

Um Sonho Antigo que Ganha Força

Mencionada pela primeira vez em 2009, durante o governo Jaques Wagner, a ponte de mais de 12 quilômetros de extensão conectará Salvador à Ilha de Itaparica. A obra, que já foi tema de discussões entre o presidente Lula e o presidente chinês Xi Jinping, visa acelerar o novo acordo contratual firmado em junho entre o Consórcio Chinês responsável e o Governo da Bahia.

A expectativa dos governos estadual e federal é que a ponte reduza em mais de 100 quilômetros a distância entre Salvador e importantes zonas turísticas do Sul e Baixo Sul do estado.

Detalhes do Projeto e Próximos Passos

Na última quarta-feira (17), o governo da Bahia detalhou o projeto na Assembleia Legislativa. Foi confirmado que a estrutura contará com túneis e viadutos para conexão direta com a Via Expressa e as avenidas Jequitaia e Engenheiro Oscar Pontes, no bairro da Calçada, em Salvador. A Via Expressa foi a alternativa de conexão considerada mais adequada após a análise de 15 opções.

O Consórcio Ponte Salvador-Itaparica é formado pelas empresas chinesas CR20, CCECC e CCCC Ltd. A concessão prevê a construção e exploração da ponte, mediante cobrança de pedágio, por 35 anos. Além da ponte principal, o sistema inclui acessos viários em Salvador, a chegada na Ilha de Itaparica, a Nova Variante Rodoviária (Desvio de Mar Grande) e a recuperação/duplicação da BA-001 até a Ponte do Funil.

Há ainda a expectativa de anúncios sobre a criação da Seponte, uma nova secretaria estadual dedicada ao futuro equipamento, conforme confirmado pelo governador Jerônimo Rodrigues.