O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) declarou, em entrevista ao SBT Brasil na noite desta segunda-feira (21), que a população que apoia a direita não deseja outro candidato que não seja ele. A afirmação foi feita enquanto Bolsonaro se recupera de uma cirurgia no abdômen, realizada há uma semana no hospital DF Star, em Brasília.

Durante a entrevista, que aconteceu em seu quarto na UTI, o ex-presidente afirmou: “Quer queira, quer não, eu sou o maior líder da direita na América do Sul. A população não quer outro nome da direita que não seja Jair Messias Bolsonaro e ponto final.”

Bolsonaro também expressou sua opinião de que não faz sentido haver uma eleição presidencial sem sua candidatura. Para ele, um pleito sem a “maior liderança da direita” seria uma “negação à democracia”. O ex-presidente falou sobre sua estratégia de registrar sua candidatura, apesar de estar inelegível segundo decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“O quadro que está no momento é eu registro a minha candidatura no último momento. O TSE tem poucas semanas para decidir. Eu acredito que até lá, eu esteja movimentando multidões pelo Brasil. A esquerda não vai ter um nome para se apresentar como razoável candidato. Se for o Lula, pior ainda. Não tem liderança formada pela esquerda no Brasil”, afirmou Bolsonaro.

Em relação a outros possíveis candidatos da direita com chances de vitória nas eleições de 2026, Bolsonaro mencionou a existência de “bons nomes”, mas ressaltou que cada um deles deve “cavar” espaço dentro de seus respectivos partidos.

“Esses candidatos têm que começar a rodar pelo Brasil. Fazer realmente o seu trabalho para ganhar simpatia e confiança da população”, concluiu o ex-presidente, sem mencionar nomes específicos.