Neste domingo, 23 de fevereiro, Papa Francisco publicou uma nota expressando sua gratidão pelas orações recebidas durante sua internação há nove dias em Roma devido a uma pneumonia bilateral. O pontífice, que permanece na clínica Gemelli, afirmou que continua seu tratamento com confiança e ressaltou a importância do descanso como parte de sua recuperação.

“Continuo minha internação na clínica Gemelli com confiança, seguindo com o tratamento necessário. O descanso também faz parte dessa terapia! Agradeço aos médicos e profissionais da saúde deste hospital pela atenção que têm me demonstrado e pela dedicação em seus serviços entre os enfermos”, declarou o Papa.

Segundo informações do Vaticano, o líder da Igreja Católica teve uma boa noite de descanso, mas precisou receber outra aplicação de oxigênio nesta manhã. “Mais testes clínicos estão em andamento e aguardamos o boletim desta noite para saber os resultados”, informou a instituição.

Em sua mensagem, o Papa também expressou seu agradecimento pelas numerosas mensagens de carinho que recebeu, destacando as cartas e desenhos enviados por crianças. “Obrigada pela solidariedade e pelas orações por melhora que recebi de todo o mundo! Confio todos à intercessão de Maria e peço que rezem por mim”, acrescentou.

A nota foi escrita “nos últimos dias”, conforme uma fonte do Vaticano ouvida pela agência de notícias AFP, e foi lida durante a oração do Angelus, realizada todos os domingos ao meio-dia no Vaticano (8h no horário de Brasília).

O Papa Francisco ainda lembrou que amanhã (24) marca três anos do início da guerra na Ucrânia, uma data que ele descreveu como “dolorosa e vergonhosa para toda a humanidade”. Ele renovou sua solidariedade ao povo ucraniano e fez um apelo para que todos se lembrem das vítimas de conflitos armados, pedindo orações pela paz na Palestina, Israel e em todo o Oriente Médio, além de Myanmar, Kivu e Sudão.

Estado Crítico do Papa

Na última atualização sobre seu estado de saúde, divulgada no sábado (22), o Vaticano informou que o pontífice sofreu uma crise asmática e seu quadro é considerado crítico. Ele recebeu oxigênio e uma transfusão de sangue durante a internação.

Com 88 anos, o Papa está internado desde 14 de fevereiro e não há previsão de alta. Os médicos acreditam que ele permanecerá no hospital por pelo menos mais uma semana. Há preocupação com a possibilidade de uma infecção generalizada, conforme alertou o médico Sergio Alfieri em coletiva de imprensa: “O papa sabe que está em perigo. Pode acontecer que essa infecção, que hoje está no trato respiratório e nos pulmões, passe para a corrente sanguínea.”

Vale lembrar que Papa Francisco possui um histórico de problemas pulmonares; aos 21 anos, ele precisou remover parte de um pulmão. Nos últimos meses, ele também enfrentou duas quedas e sofre com dor crônica nos joelhos, o que faz com que utilize cadeira de rodas ou bengala em algumas ocasiões.

Sobre o autor

Matérias relacionadas