A deputada Alice Portugal (PCdoB/BA), presidente da Comissão de Cultura da Câmara, realizará nesta sexta (02) debate em homenagem ao 2 de Julho, data que marca a Independência da Bahia. Segundo a parlamentar, o evento faz parte dos encontros denominados “Expresso 168”, que ocorrem desde 2013 e reúnem gestores, produtores, artistas e representantes do poder público e da sociedade civil para debater a política cultural como espaço permanente de diálogo.

 

Alice Portugal é autora da Lei Nº 12.819/2013 que elevou o 2 de Julho como data histórica no calendário das efemérides nacionais. A lei destaca o relevante papel que a independência da Bahia significou para a consolidação da libertação do Brasil do jugo da coroa portuguesa.

 

Participarão do ato o professor José Nilton Carvalho Pereira, 1º vice-presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), da historiadora Lina Aras, e os professores Manoel Passos e Sérgio Guerra Filho.

 

“O 2 de Julho tem significado precioso para o nosso povo. É a data em que os baianos e baianas reverenciam seus heróis, homens e mulheres que deram exemplo de patriotismo e bravura na defesa da Pátria. Por isso, nada mais justo que a Câmara dos Deputados preste essa homenagem para reverenciar esta data tão importante para o Brasil e para a Bahia”, afirma a deputada, que continua na luta pela aprovação do projeto que restitui o nome Dois de Julho ao Aeroporto Internacional de Salvador.

Sobre o autor

Matérias relacionadas

DEIXE UMA MENSAGEM