O Conselho Regional de Medicina Veterinária da Bahia (CRMV-BA) promove uma campanha de conscientização  abordando os transtornos e as consequências dos fogos de artifício à saúde e bem-estar animal durante o período junino. Com o tema “Evite fogos. Pra você, diversão. Para eles, problemão”, a ação – veiculada em outdoors, mobiliário urbano e circuito digital em Salvador e Região Metropolitana em Salvador e Região Metropolitana, além das redes sociais – destaca alguns dos principais problemas ocasionados pelos artefatos aos bichos.

“Os animais têm uma capacidade auditiva maior que a do ser humano. Qualquer som ou ruído acima de 60 decibéis pode causar estresse físico e psicológico”, explica a médica-veterinária Ilka Gonçalves, presidente da Comissão de Bem-Estar e Saúde Animal do CRMV-BA.

Além do estresse, os fogos causam outros impactos nas faunas silvestre e doméstica: de fugas a acidentes domésticos como quedas e enforcamento até a morte súbita de aves e mamíferos. “Com a campanha queremos sensibilizar a sociedade para os transtornos que os estampidos causam não só aos animais, mas também às crianças, idosos, pacientes epiléticos e autistas”, destaca o presidente do Regional baiano, Altair Santana.

A campanha conta com apoio social da Nova Lapa, Central do Outdoor, JCDecaux, Mural Mídia Exterior, Alugue Gráfica e Psiu Comunicação.

Ação
Nos dias 17, 18 e 19 de junho, a Comissão de Bem-Estar e Saúde Animal do CRMV-BA vai distribuir o material de campanha, além de dar dicas para proteger os animais domésticos dos impactos dos fogos. A ação será realizada no Hospital Veterinário da Ufba, em Ondina, sempre das 7h às 8h.

DEIXE UMA MENSAGEM