O governador Jerônimo Rodrigues (PT) sancionou a lei que cria a Secretaria da Ponte Salvador-Itaparica, pasta dedicada a coordenar e acompanhar os projetos prioritários para a implantação da nova ligação. A estrutura administrativa e o quadro de cargos da nova secretaria já estão definidos pela lei, com vigência imediata.

A cerimônia de sanção e o anúncio do futuro secretário, previstos para esta quinta-feira (23), foram adiados devido às fortes chuvas em Salvador, mas a divulgação do nome do titular da Seponte ocorrerá nos próximos dias.

A nova Secretaria Extraordinária terá competência para atuar diretamente ou apoiar ações de outros órgãos públicos em todas as esferas governamentais relacionadas à obra.

Sobre a Concessão:

A construção da Ponte Salvador-Itaparica será realizada pelo Consórcio Ponte Salvador-Itaparica, formado pelas empresas chinesas CR20, CCECC e CCCC Ltd. A concessão prevê a exploração da ponte, mediante pedágio, por 35 anos. O sistema engloba cinco trechos cruciais, incluindo os 12,4 km de extensão sobre a Baía de Todos os Santos, acessos em Salvador e a recuperação da BA-001 na Ilha de Itaparica.

A criação da secretaria demonstra o foco do governo na execução deste projeto de infraestrutura.