https://www.saojoaodabahia.ba.gov.br/

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta sobre um efeito colateral raro que pode levar à perda repentina da visão. O evento adverso, que está relacionado ao uso de medicamentos que contêm semaglutida, como Ozempic, Rybelsus e Wegovy, gerou preocupação entre profissionais de saúde e pacientes.

Após a notificação, a Anvisa solicitou que as bulas desses medicamentos incluam informações sobre essa possível reação. O efeito é conhecido como neuropatia óptica isquêmica anterior não arterítica (Noiana).

A decisão da Anvisa foi baseada em análises realizadas pelo Comitê de Avaliação de Risco em Farmacovigilância (PRAC) da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), que identificou a Noiana como um potencial evento adverso associado à semaglutida.

De acordo com a agência, foram registradas 52 notificações no sistema brasileiro de notificação de eventos adversos, o VigiMed (base VigiLyse), relacionadas a distúrbios oculares supostamente associados ao uso da semaglutida.

A Anvisa recomenda que pacientes que apresentem sintomas como perda repentina de visão, visão turva ou deterioração rápida da visão durante o tratamento com semaglutida procurem atendimento médico imediatamente. Caso a Noiana seja confirmada, o tratamento com esses produtos deve ser interrompido. É fundamental que os pacientes estejam atentos a esses sinais e busquem orientação médica ao menor sinal de alteração visual.