O arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Sergio da Rocha, embarcou na noite de terça-feira (22) rumo ao Vaticano para participar do funeral do papa Francisco, marcado para acontecer no próximo sábado (26).

Com 65 anos, o cardeal é um dos sete brasileiros habilitados a participar do Conclave, a votação que escolherá o novo líder da Igreja Católica, e é considerado um dos possíveis candidatos ao cargo.

Sobre o Conclave, Dom Sergio ressaltou a importância de respeitar o momento de luto. “Em relação às especulações sobre o novo papa, é preciso primeiro respeitar esse momento. As especulações existem, mas sabemos que o Espírito Santo sempre surpreende a Igreja”, afirmou.

Ele também destacou a relevância dos ensinamentos e gestos do papa Francisco, que tiveram um impacto significativo tanto na Igreja quanto no mundo. “Os ensinamentos, os gestos do papa Francisco repercutiram muito na Igreja e no mundo, não só pelas suas implicações internas na vida da Igreja, mas pelo significado ético, religioso e político dos seus ensinamentos, daquilo que ele fez, daquilo que ele realizou e nos ensinou”, declarou o cardeal.