O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) resultou na prisão de três foragidos da Justiça nas primeiras horas do Carnaval de Salvador, na última quinta-feira (27). As detenções ocorreram no circuito Dodô (Barra-Ondina).

Entre os detidos estão um traficante e dois indivíduos procurados por roubo. Eles foram localizados em Portais de Abordagem, que utilizam a tecnologia de reconhecimento facial para monitorar a entrada dos foliões nos circuitos. Após serem identificados, as informações foram repassadas ao Centro Integrado de Comunicações (Cicom), e os suspeitos foram encaminhados por equipes da Polícia Militar para unidades da Polícia Civil.

O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, ressaltou a eficácia do sistema e o pioneirismo da Bahia na adoção dessa tecnologia. “Até agora, somando com as festas de Pré-Carnaval, já são sete foragidos da Justiça capturados pelo Reconhecimento Facial. A Bahia é pioneira no Brasil na utilização desta tecnologia”, afirmou.

A ação reforça o compromisso das autoridades em garantir a segurança durante o período festivo e proteger os foliões que participam das comemorações.