Um homem de 39 anos, Daniel Charles Ball, foi preso novamente em Washington D.C. na quarta-feira (22), apenas um dia após ter sido solto por conta do perdão concedido pelo ex-presidente Donald Trump aos invasores do Capitólio. A nova prisão se deve a uma acusação de porte ilegal de arma, que remonta a um caso de dois anos atrás, oriundo da Flórida e apresentado em maio de 2023.

Ball não tinha autorização para portar armas devido a dois indiciamentos criminais anteriores. Em 2017, ele foi preso por violência doméstica após estrangular uma mulher, e em 2021, foi detido por agredir um policial.

Sua prisão inicial relacionada à invasão do Capitólio ocorreu em maio de 2023, quando a Justiça o classificou como um indivíduo com “comportamento extremamente violento”. A decisão que manteve Ball sob custódia enquanto aguardava julgamento destacou que as acusações contra ele estavam entre as mais graves do fatídico dia 6 de janeiro.

De acordo com as denúncias, Ball teria carregado e acionado um explosivo dentro de um túnel do Capitólio, afetando a audição de vários policiais por meses. Além disso, ele teria utilizado um pedaço de madeira arrancado de uma persiana como arma durante a invasão ao prédio público.

Apesar das graves acusações, Ball se declarou inocente de todos os crimes relacionados aos eventos de 6 de janeiro.