Pacientes do Hospital Irmã Dulce que passam por algum tipo de tratamento fisioterapêutico ficaram surpresos ao receberem a informação sobre um possível fechamento do setor de fisioterapia da unidade de saúde. Familiares e pacientes do Hospital Irmã Dulce vão realizar um protesto na próxima segunda-feira (8), em frente à unidade de saúde para manifestação contra o possível fechamento.

Segundo relato da irmã de uma paciente, pessoas que fazem tratamento no local receberam a informação que teriam alta médica por o hospital não oferecer mais condições de tratamentos devido a mudança de espaço. 

“Recebemos a informação que todas as pessoas, um adolescente deficiente e cerca de mil pessoas com diversas comorbidades tiveram alta porque a Sesab está regulando e o hospital não tem mais condição de tratar esses pacientes”.

De acordo com o depoimento dela, foi informado que no setor onde funciona a ala de fisioterapia será construído uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e outra área de tratamento fisioterapêutico será construído, mas sem previsão de conclusão. 

“Informaram que no espaço da fisioterapia será feita um UTI e outro espaço será construído não se sabe quando”, afirmou. 

O relato da paciente descreveu ainda que idosos que passam por tratamento no local também não vão mais receber a assistência médica. “Muitos idosos terão tratamento de fisioterapia suspenso”. 

Já Laudemira, que é uma paciente de fisioterapia do Hospital Irmã Dulce há algum tempo também foi surpreendida com a notícia.  “Não sei quando ficará pronto e os pacientes se organizaram para fazer uma manifestação na segunda dia 8 de janeiro em frente ao portão 10, reivindicando o direito de continuar o tratamento”, completou. 

Em nota, as Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) indicou que o serviço “passará por um processo de realocação e readequação”. “No mesmo espaço será implantado o novo serviço de Hemodinâmica, com dez leitos de UTI, para acolhimento de pacientes que necessitam de diagnóstico e tratamento de disfunções neurológicas, endovasculares e cardiológicas, como obstruções, aneurismas e tromboses”, apontou em nota.

“Com a readequação, o serviço de Fisioterapia da OSID passará por redução temporária na sua oferta de vagas. Alguns pacientes receberão um relatório técnico com orientações para fins de encaminhamento a outras unidades da rede. Já os pacientes que alcançaram o objetivo terapêutico estão tendo alta orientada, processo este desdobrado após criteriosa avaliação da equipe técnica”, finaliza a Osid.