A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Manutenção da Cidade (Seman), iniciou o processo de recuperação de estruturas do Parque dos Ventos, localizado na orla da Boca do Rio. O processo de recuperação é utilizado através  de madeira plástica, material sustentável feito com produtos reciclados. O material está sendo utilizado na ponte localizada no equipamento.

A decisão de implantar madeira plástica se deu por conta da durabilidade e baixa necessidade de manutenção do material, ao mesmo tempo em que preserva a estética única da estrutura. O titular da Seman, Lázaro Jezler Filho, destacou a importância desse projeto e os motivos por trás da escolha do material.

“O Parque dos Ventos é um equipamento muito importante para a cidade de Salvador. Não temos nenhum outro parque com essa dimensão, com tantas opções de lazer e de esporte para os cidadãos. Aqui, por exemplo, cabem 12 campos de futebol. É realmente uma área muito grande, e, dentro dessa área, a gente vem paulatinamente fazendo a sua manutenção”, explicou.

“Aqui é uma área que sofre com a salinidade muito grande, essa é uma das maiores áreas de salinidade de Salvador. Ou seja, é natural que os objetos, principalmente os de ferro, estejam com certa corrosão maior”, disse o secretário.

Ele comentou ainda que a ação é parte de um plano de manutenção abrangente para preservar o parque e sua infraestrutura. A deterioração da madeira da ponte, causada pela exposição ao sol e à chuva, levou à substituição por madeira plástica, que tem uma durabilidade estimada de 50 anos. Isso, segundo Lázaro, garante a segurança dos visitantes, embora a estrutura da ponte já fosse concebida para suportar o peso das pessoas.

PRÓXIMAS ETAPAS 

Lázaro Jezler Filho também ressaltou que a substituição da madeira da ponte é apenas uma das etapas desse plano abrangente de manutenção do parque. “Nessa semana já acaba essa substituição. A gente vem fazer uma manutenção completa no parque. Então todos os brinquedos e áreas de lazer de crianças sofrem uma deterioração muito grande porque são bastante utilizados, além do salitre. Iremos fazer uma substituição desses brinquedos, e também uma manutenção do piso. Os banheiros também estão em processo de manutenção, substituindo alguns equipamentos que foram quebrados”, anunciou.

O secretário da Seman pediu que a população que frequenta o espaço zele por ele. “Vandalismo só faz prejudicar todos nós”, completou Lázaro Jezler Filho.