Salvador deve receber ainda neste ano, mais de 20 estruturas construídas pela prefeitura para impedir deslizamentos de terra causados pelas chuvas. As novas contenções se juntarão as 261 já existentes localizadas em áreas de risco da capital baiana.

“São diversas contenções de encostas autorizadas pelo prefeito só para esse ano. Além das 261 que nós contamos, temos mais 26 que foram autorizadas, diversas dessas em curso, algumas delas aqui próximo a esse local no Rio Vermelho, na Vasco da Gama. Então, é assim que a gente vai continuar trabalhando”, disse o diretor da Defesa Civil Municipal (Codesal), Sósthenes Macedo, durante entrega de mais uma dessas estruturas no bairro do Rio Vermelho.

De acordo com o diretor, o alerta em relação aos deslizamentos fica ligado durante de forma ininterrupta. “A gente vem realizando a ‘Operação Chuva’ durante todo o ano. Salvador é uma cidade que historicamente sofre com as chuvas, tem uma topografia extremamente complexa, talvez junto com Recife, Rio de Janeiro, e a Serra Fluminense tem uma característica muito diferenciada, muito das nossas edificações estão montadas justamente na falha geológica”, justifica.

“Sempre que nós temos em 72 horas acumulado de 150 milímetros, nós realizamos a vistoria do plano preventivo e também acompanhamos a perspectiva da continuidade de chuvas fortes, ou muito fortes por mais vinte e 24 horas. Com isso enviamos o SMS naquelas localidades que contam com o sistema de alerta e alarme e que já passaram por simulados de evacuação durante o ano em vigor, nós acionamos as sirenes e recepcionamos essas famílias nos amigos das escolas públicas municipais”, explicou.