A empresa de call center Atento é a mais recente vítima de ataques de cibercriminosos a corporações no Brasil, nas últimas duas semanas. No domingo (18), a multinacional espanhola comunicou ter sofrido um ciberataque a seus sistemas no país e que interrompeu os serviços, temporariamente, aos clientes locais.

“A fim de prevenir qualquer possível risco a nossos clientes, nós isolamos os sistemas afetados dentro da Atento e interrompemos as conexões de nossos sistemas com os clientes. Isto resultou em uma interrupção temporária do serviço”, disse a empresa em comunicado.

Companhia informou que sua equipe identificou a ameaça e que estava “trabalhando para contê-la, atuando para assegurar a segurança dos ambientes afetados antes de restabelecê-los on-line”.

O que é ransomware?

A Atento informou que sua equipe de segurança conseguiu identificar a ameaça e que estava “trabalhando para contê-la, atuando para assegurar a segurança dos ambientes afetados antes de restabelecê-los on-line”.

Outros ataques no Brasil

Depois da Porto Seguro, na quinta-feira (14), e da CVC, no dia 2, este é o terceiro ataque cibernético a grandes empresas no país nas últimas duas semanas.

Na quinta-feira (14), a Porto Seguro informou ter sido alvo de uma tentativa de ciberataque, que provocou instabilidade em canais de atendimento e em alguns sistemas.

O jornal Valor Econômico apurou que os funcionários da seguradora, que estavam em home office, tiveram de dar continuidade aos trabalhos presencialmente nos escritórios por conta das falhas nos sistemas.

Sobre o autor

Matérias relacionadas

DEIXE UMA MENSAGEM