O vereador Sabá Carvalho (PV), indicou na última segunda-feira (15), o Projeto de Lei 375/2019, que tem como objetivo a implementação de um questionário de prevenção contra as doenças da hipertensão e diabetes, nas crianças e adolescentes que estudam em creches e escolas municipais de Salvador.

O projeto visa diminuir os dados do Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba), que apontam que entre o período de 2000 até 2010, o diabetes matou mais de 470 mil pessoas, fazendo com que o Brasil atingisse a quarta posição em número de casos no mundo. Ainda conforme o estudo, atualmente são mais de 13,4 milhões de pessoas com diabetes do tipo 2, especialmente as obesas e abaixo dos 40 anos.

Outra doença que vem tendo grande proporção no país, é a hipertensão na população infantil e nos adolescentes. Segundo a pesquisa da Sociedade Brasileira de Cardiologia, cerca de 6% da população brasileira menor de 18 anos é afetada por essa doença, totalizando uma média de 5 milhões de crianças e adolescentes hipertensos.

A proposta que já foi enviada ao prefeito ACM Neto (DEM), funcionará da seguinte maneira, o questionário de prevenção será entregue aos pais e responsáveis dos estudantes no início do ano letivo, pois caso o diagnostico de uma das doenças seja confirmado a criança ou adolescente será encaminhado para a rede Pública de Saúde com atendimento prioritário, para a realização das consultas e exames específicos.

DEIXE UMA MENSAGEM