Um roubo a uma farmácia na Pituba, em Salvador, terminou em tiroteio e dois funcionários feitos reféns na noite de segunda-feira (24). Vídeos gravados por moradores mostram equipes da polícia do lado de fora do estabelecimento negociando com um dos suspeitos. Não houve feridos.

De acordo com a Polícia Militar, a guarnição foi acionada para atender à ocorrência na Alameda Carrara, no Parque Júlio César. No local, os policiais avistaram dois homens em uma motocicleta. Um deles atirou contra os militares, abandonou o veículo e correu para dentro da farmácia, onde rendeu dois funcionários. O outro suspeito foi detido imediatamente do lado de fora.

A área foi isolada e o estabelecimento evacuado. Após negociação, o criminoso se rendeu, entregou um revólver calibre .38 e liberou os reféns sem ferimentos. A motocicleta utilizada apresentava placa clonada e sinais identificadores adulterados.

Na ação, foram apreendidas 42 caixas de canetas emagrecedoras, de diversas marcas, além de R$ 162, um celular, a arma usada no crime e a motocicleta. Todo o material e os dois suspeitos foram encaminhados ao Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC).

Ainda na segunda-feira, militares localizaram, na Rua João Crisóstomo, no bairro da Santa Cruz, outra motocicleta ligada a diversos roubos a farmácias. O condutor, um menor de idade, estava com placa clonada, sinais adulterados, um simulacro de arma de fogo e um celular. A ocorrência foi encaminhada à Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI).

Nesta terça-feira (25), a Polícia Civil da Bahia deflagrou a Operação Apotheke, direcionada a um grupo especializado em roubos de canetas emagrecedoras em farmácias de Salvador e da Região Metropolitana (RMS). As investigações, iniciadas há cerca de seis meses, já identificaram mais de dez integrantes da quadrilha, que tem como alvos principais medicamentos como semaglutida (Ozempic) e tirzepatide (Mounjaro).