No final da tarde de sábado (13), um porteiro de um condomínio na Vila Olímpia, em Feira de Santana, foi atacado por um Pitbull. Segundo informações, o cachorro fugiu e atacou várias pessoas dentro do residencial, alcançando também a área externa, onde feriu o porteiro.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento em que o animal ataca o homem. Outro rapaz tentou retirar o cão, mas antes disso, o Pitbull já havia ferido a vítima em várias partes do corpo.

Este é o segundo caso de ataque de Pitbulls na cidade em poucos dias. No dia 8, segunda-feira, outro Pitbull escapou em um condomínio no bairro Santo Antônio dos Prazeres e atacou outro cachorro, um Spitz, que era cuidado pelo fotógrafo Eliabe Alves.

Eliabe relatou que na manhã de segunda-feira, após sair para acompanhar uma obra, recebeu uma ligação desesperada de sua esposa, Ana Hilary, informando que um cachorro havia invadido sua casa e atacado seu cãozinho. Segundo ele, o Pitbull empurrou a grade da porta e entrou na residência, onde enfrentou o Spitz, que tentou defender a dona.

O Spitz foi socorrido pelos vizinhos e pela esposa de Eliabe, mas não resistiu aos ferimentos e morreu na quarta-feira (10) devido a um AVC e duas paradas cardiorrespiratórias. O cachorro sofreu traumatismo craniano durante o ataque.

Eliabe informou que o tutor do Pitbull arcou com todas as despesas médicas do animal ferido e já retirou o Pitbull do condomínio, além de outros cães que estavam sob sua responsabilidade.

De acordo com a lei municipal nº 124/2017, animais domésticos de grande porte, especialmente os considerados ferozes, só podem transitar por ruas, parques e espaços públicos utilizando coleira, focinheira e guia de condução.

Os casos seguem sob investigação para determinar as circunstâncias dos ataques e garantir o cumprimento das normas de segurança para evitar novos incidentes.