Criminosos vinculados ao Comando Vermelho (CV), dos complexos do Alemão e da Penha, estabeleceram um ponto de observação na Serra da Misericórdia, uma área de mata localizada entre as duas regiões. Este “QG” improvisado oferece uma vista privilegiada para vias cruciais, como a Estrada Adhemar Bebiano, e comunidades vizinhas.

O registro da estrutura, feita pela Agência O Globo, ocorre dez dias após a megaoperação policial “Contenção”, que mobilizou 2.500 policiais nos complexos para cumprir mandados de prisão e busca. Foi justamente na Serra da Misericórdia que a maioria dos mais de 120 suspeitos foi morta durante aquela ação.

A estrutura observada é composta por madeira e telhas de alumínio, com um dos suspeitos usando roupa camuflada. O local fica ao lado de uma pedreira no Engenho da Rainha, atrás da Favela da Flexal, outra área dominada pelo CV.

Essa área de mata já foi palco de estratégias policiais anteriores. No dia 28, policiais do 3º BPM (Méier) tentaram entrar no Complexo do Alemão por ali para encurralar alvos na Serra da Misericórdia, em uma tática batizada de “Muro do Bope”.

Desde a operação policial, o Disque Denúncia registrou 327 denúncias relacionadas às regiões do Alemão e da Penha.