https://www.saojoaodabahia.ba.gov.br/

A Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde do Reino Unido emitiu um importante alerta para mulheres que utilizam os medicamentos Ozempic, Wegovy e Mounjaro. A recomendação é que as pacientes façam uso de contracepção eficaz enquanto estiverem em tratamento com esses medicamentos e, em alguns casos, continuem a usá-la por até dois meses após interromper o uso, antes de tentar engravidar.

A agência destacou que o Mounjaro, especificamente, pode reduzir a eficácia da pílula anticoncepcional oral. “A contracepção eficaz inclui métodos orais, como a pílula, e métodos não orais, como implantes, DIUs ou preservativos. Contudo, para pessoas com sobrepeso que utilizam Mounjaro e fazem uso de anticoncepcional oral, é recomendado o uso adicional de um método não oral de contracepção”, alertou a entidade.

Conforme publicado pelo O GLOBO, a agência enfatizou a importância da contracepção, uma vez que esses medicamentos não devem ser utilizados durante a gravidez, enquanto se tenta engravidar ou durante a amamentação. Além disso, foi informado que não há dados suficientes sobre a segurança desses fármacos para gestantes ou para os bebês.

As orientações visam garantir a saúde e segurança das pacientes que utilizam esses tratamentos.