O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, em entrevista nesta sexta-feira (8), que ainda não está considerando a possibilidade de reeleição em 2026. “Vou pensar sobre 2026 em 2026”, declarou o presidente durante uma conversa com a CNN Internacional.

Lula destacou que recebe apoio de diversos partidos, mas enfatizou que discutirá a questão da reeleição com “muita sobriedade e seriedade”.

Ao ser questionado sobre sua idade, já que completaria um quarto mandato aos 85 anos, Lula ressaltou que “governar não é como praticar esportes”. Para ele, “não é a juventude que vai resolver os problemas da governança”, mas sim outros fatores, como “competência, mentalidade, saúde e compromissos do governante”.

O presidente também comentou que, se em 2026 os partidos perceberem que não há outro candidato capaz de enfrentar um adversário “de extrema-direita, que seja negacionista e não acredita na medicina e na ciência”, ele estará pronto para assumir esse desafio. No entanto, Lula expressou a esperança de que novos nomes da esquerda surjam para promover uma “grande renovação política no país”.

Sobre o autor

Matérias relacionadas