O presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve sua viagem à Rússia, onde participaria da reunião de cúpula dos Brics, cancelada após um acidente doméstico no Palácio da Alvorada. No último sábado, dia 19, Lula sofreu uma queda no banheiro, resultando em uma pancada na parte de trás da cabeça.

Após o incidente, o presidente foi prontamente levado à unidade de Brasília do hospital Sírio Libanês, onde recebeu atendimento médico e foi liberado algumas horas depois. Desde então, ele está sob os cuidados de seu médico pessoal, Roberto Kalil, e de Ana Helena Germoglio, chefe da equipe de saúde da Presidência. Por precaução, os médicos recomendaram que Lula não realizasse a longa viagem, permitindo que ele participasse das reuniões por videoconferência.

De acordo com o boletim médico divulgado pelo hospital Sírio Libanês, o acidente causou um ferimento “corto-contuso em região occipital”, a parte posterior da cabeça. Lula recebeu pontos para conter o sangramento resultante do corte.

“O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu entrada no Hospital Sírio-Libanês – unidade Brasília, em 19/10/2024, após acidente doméstico com ferimento corto-contuso em região occipital (nuca). Após avaliação da equipe médica, foi orientado a evitar viagem aérea de longa distância, podendo exercer suas demais atividades. Permanece sob acompanhamento de equipe médica aos cuidados do Prof. Dr. Roberto Kalil Filho e Dra. Ana Helena Germoglio”, informou o hospital.

Fontes próximas ao presidente relataram ao PlatôBR que o acidente ocorreu em um dos banheiros internos do palácio e que Lula não chegou a ficar desacordado em nenhum momento.

A reunião dos Brics está marcada para acontecer na cidade russa de Kazan e reúne Brasil, China, Rússia, África do Sul e outros países em desenvolvimento.