O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (26) que vai assinar um decreto para criar um programa de estratégia para instalar internet em escolas de todo o país.
 

Lula afirmou que o objetivo do programa é conectar 138,4 mil escolas até 2026, quando termina o seu mandato presidencial. Parte dos recursos virão do leilão do 5G.
 

“Temos hoje a assinatura do decreto que institui estratégia nacional de escolas conectadas. Ou seja, nós vamos conectar 138,4 mil escolas nesse país. Até 2026, a gente vai deixar toda a nossa meninada altamente conectada, com wi-fi e tudo o mais o que for necessário”, afirmou o presidente.
 

Lula realizou na manhã desta terça-feira (26) a sua tradicional transmissão ao vivo na internet, o Conversa com o Presidente. O mandatário foi entrevistado pelo jornalista Marcos Uchôa.
 

A transmissão não havia sido realizada nas duas últimas semanas, por causa de viagens do presidente. Na terça-feira da semana passada (19), Lula estava nos Estados Unidos, para participar da Assembleia-Geral da ONU (Organização das Nações Unidas.
 

Na semana anterior, Lula já estava em Brasília, mas havia chegado tarde da viagem à Índia para a cúpula do G20.
 

Assim como havia feito na sua última transmissão, Lula convidou ministros para participar do Conversa com o Presidente. A estratégia era usada nas lives do seu antecessor, Jair Bolsonaro (PL).
 

Nesta terça-feira, participaram da transmissão Camilo Santana (Educação) e Nísia Trindade (Saúde). Na parte da tarde, o presidente lança em evento no Planalto a estratégia nacional de escolas conectadas.
 

Segundo Camilo, a estratégia vai definir a implantação de banda larga em todas as escolas ainda sem conectividade. A estratégia vai determinar como parâmetro que a instalação vai precisar garantir um nível de 1.000 megabyts por aluno, para garantir fins pedagógicos.
 

O titular da Educação ainda acrescentou que os recursos para a implantação da conectividade das escolas virão de duas fontes. Uma delas será o leilão do 5G e outra será o Fust (Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações).
 

Lula e Camilo então divulgaram alguns dados sobre a falta de conectividade no país. O ministro afirmou que um terço das escolas não tem banda larga que permita ser usada para fins pedagógicos. Além disso, 40 mil escolas não têm acesso a banda larga fixa, sendo que 8.000 não contam com nenhum tipo de conectividade.
 

Pesquisa TIC Educação 2022, divulgada nesta segunda (25), apontou que apenas 58% das escolas brasileiras de ensino fundamental e médio possuem computadores e internet para os alunos. O levantamento mostra ainda que apenas 52% das escolas estaduais possuem mais de 50 Mbps de velocidade em seu principal ponto de conexão.