Neste domingo (2) é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, data criada em 2007, pela Organização das Nações Unidas, para conscientizar a sociedade sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Pensando nisso, o Esporte Clube Bahia anunciou a utilização de um uniforme especial na partida contra o Jacuipense, que marca a decisão do Campeonato Baiano de 2023, na tarde deste domingo, na Arena Fonte Nova.

Respeito, igualdade e inclusão são palavras que se destacam nessa luta pela visibilidade e fomento às iniciativas atreladas ao TEA, e o esquadrão de aço mostrou que o futebol vai além dos 90 minutos de jogo dentro de campo. Além do uniforme com o laço colorido e um quebra-cabeças que simboliza o Autismo, a partida ainda contará com uma faixa de conscientização e uma iluminação externa no estádio na cor azul. Todas as ações prevêem a conscientização dos torcedores acerca da temática.

Em entrevista ao BN Hall, a psicóloga Ana Rosa Pereira, especialista em Análise de Comportamento Aplicada (ABA) e Transtorno Espectro Autista, destaca a importância dessas ações. “A importância de grandes empresas se pronunciarem e se proporem a dar visibilidade a causa é a inclusão e o respeito. Os shoppings vêm disponibilizando vagas especiais de estacionamento e até horários apenas para crianças autistas. Então é necessário que exista essa inclusão dessas pessoas na sociedade. É importante que seja falado sobre o assunto para que haja o reconhecimento”.

Segundo a psicóloga, o TEA vem a ser uma condição que acomete as atividades cognitivas, sociais e psicomotoras, podendo se apresentar por meio de manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados. 

“Hoje a forma de tratamento mais eficaz é a ABA, que é Análise de Comportamento Aplicada, que atua com o acompanhamento multidisciplinar com psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, fisioterapautas. É feita toda uma avaliação do quadro clínico para que exista um planejamento individualizado”, destacou a profissional.

Siga o @bnhall_ no Instagram e fique de olho nas principais notícias.

Sobre o autor

Matérias relacionadas