Pressionado para escolher uma mulher para ocupar a vaga do Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tomou uma decisão inédita no Brasil, em quase 200 anos. Nesta terça-feira (21), Lula indicou uma mulher para o cargo de embaixadora do Brasil em Washington, nos Estados Unidos. 

Maria Luiza Viotti é a primeira em 199 anos de relações bilaterais. O nome dela foi encaminhado por Lula através de despacho encaminhado ao Senado, que deve sabatiná-la na Comissão de Relações Exteriores (CRE).

Segundo informações do Uol, o presidente encaminhou para a apreciação do Senado Federal a indicação de um total de seis diplomatas para cargos de embaixador do Brasil no exterior, além a de Sérgio França Danese para representante permanente do Brasil junto às Nações Unidas (ONU). As mensagens de envio dos nomes estão publicadas no Diário Oficial da União (DOU).

Maria Luiza é uma diplomata com carreira no Itamaraty, que já representou o Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU) por seis anos, e comandou a embaixada do Brasil em Berlim por outros três. Ela também foi chefe de gabinete de António Guterres, o secretário-geral da ONU.