Após atacar a Rede Globo e a Folha de S. Paulo nas últimas semanas e determinar o cancelamento da assinatura do periódico no governo federal, o presidente Jair Bolsonaro disse nas redes sociais que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer censurar a imprensa por meio de “controle social da mídia”.

No Facebook, Bolsonaro escreveu: “Durante 14 anos o PT, via mídia, estimulou a destruição dos valores familiares sem ouvir o povo, que obviamente seria contra tal conteúdo. Agora, cinicamente, caso volte ao Poder, diz querer ouvir as massas para que seja feito o controle social da mídia, ou seja, censurá-la.”

O texto foi compartilhado junto com uma entrevista de Lula quando o ex-presidente ainda estava preso. O petista afirmou que foi um dos erros de seu governo não ter feito a regulamentação dos meios de comunicação. “Quando falam em autocrítica, eu acho que nós devemos ter muitos erros. Eu, por exemplo, tive um erro grave. Eu poderia ter feito a regulamentação dos meios de comunicação. É uma autocrítica que eu faço. Mas imagina se todo mundo nesse Brasil fizesse uma autocrítica”, disse Lula, em abril.

Além de anunciar o cancelamento das assinaturas da Folha de S. Paulo no governo federal, em tom de ameaça, Bolsonaro disse que os anunciantes do jornal “devem prestar atenção”. O presidente também ameaçou não renovar a concessão da TV Globo em 2022, após ter se irritado com reportagem do Jornal Nacional sobre a citação do nome dele na investigação do assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL).

Sobre o autor

Matérias relacionadas

DEIXE UMA MENSAGEM