Para 75% dos brasileiros, o interesse internacional na Amazônia é legítimo e a floresta está correndo riscos. É o que diz uma pesquisa feita pelo Datafolha. O levantamento foi feito nos uma semana depois do início da crise envolvendo focos de incêndio descontrolados na região amazônica. O fato causou um “atrito” entre o Brasil e países europeus, especialmente a França.

Ainda segundo a pesquisa, 51% dos entrevistados avaliaram como ruim ou péssima a maneira como o presidente Jair Bolsonaro (PSL) lida com o caso.

Conforme o jornal Folha de S. Paulo, foram entrevistadas 2.878 pessoas com mais de 16 anos em 175 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.

A pesquisa aponta que 61% dos entrevistados consideram que outros países usam a crise ambiental como desculpa para explorar a Amazônia, outros 35% discordam. Já 66% das pessoas escutadas defendem que o Brasil aceite dinheiro estrangeiro para aplicar na região.

Durante a última semana, França e outros países ofereceram ajuda financeira ao Brasil, mas Bolsonaro rejeitou inicialmente e insinuou que não aceitaria a verba europeia, enquanto discutia cooperação com EUA e Israel, cujos governos o presidente considera aliados ideológicos.

DEIXE UMA MENSAGEM