Após a polêmica instalada em Salvador com a apresentação do projeto Escola Sem Partido pelo vereador Alexandre Aleluia (DEM), o deputado estadual Samuel Júnior (PSC) apresentou a mesma proposta na Assembleia Legislativa da Bahia para instituir o programa na rede estadual de ensino.

De acordo com a proposta do legislador, o programa visa a neutralidade política, ideológica, religiosa, pluralismo de ideias no ambiente acadêmico, liberdade de consciência e de crença, liberdade de ensinar e de aprender.

“É fato notório que professores e autores de livros didáticos vêm-se utilizando de suas aulas e de suas obras para tentar obter a adesão dos estudantes a determinadas correntes políticas e ideológicas, fazendo com que eles adotem padrões de julgamento e de conduta moral, especialmente moral e sexual, incompatíveis com os que lhes são ensinados por seus pais ou responsáveis”, justifica o parlamentar.

Samuel Júnior defende que os professores não possam promover os seus próprios interesses e opiniões, assim como, ao tratar de questões políticas, as apresentará aos alunos de forma justa com diversas posições. “A prática da doutrinação política e ideológica nas escolas configura uma clara violação ao regime democrático, na medida em que ela instrumentaliza o sistema público de ensino com o objetivo de desequilibrar o jogo político em favor de determinados competidores”, argumenta o socialista cristão.

DEIXE UMA MENSAGEM