Achar remédios infantis em Teresina, no Piauí, tem dado dor de cabeça aos pais. Isso porque nas prateleiras das farmácias tem faltado os antitérmicos (usados para dor e febre), analgésicos e antibióticos à base de amoxicilina e de clavulanato. As farmácias não tem previsão de reposição do estoque.

De acordo com o portal G1, o aumento da demanda dessas medicações devido ao período chuvoso tem causado escassez nas farmácias. Outro motivo é a falta do princípio ativo para a fabricação dos remédios pediátricos, segundo a farmacêutica, Uhiara Priscila Marques. “Os médicos estão prescrevendo muito esses remédios. Grande parte da população está gripando ou com crises alérgicas, então as farmácias não estão conseguindo suprir essa demanda”, explicou.

Já sobre a falta dos antibióticos a farmacêutica explicou que “estão vindo poucas unidades. Quando elas chegam, acabam em dois a três dias. Tentamos ver em outras filiais se ainda há o medicamento em estoque, mas as filiais estão com o mesmo problema”, revelou.

Precisando dessas medicações para curar um quadro de otite do filho, Pedro Neto de quatro anos, Cyntia Veras contou com a ajuda de amigos para encontrar as medicações. “Além dos antibióticos para uso pediátrico, também não conseguimos encontrar o analgésico e antitérmico pediátrico, que já estava em falta há algum tempo em Teresina. Então, procuramos em Timon, mas também não encontramos. Foi então que relatei a situação na minha rede social”, contou.

A iniciativa foi positiva e com a ajuda de pessoas solidárias, as medicações foram trazidas de Grajaú, no Maranhão, a mais de 400 km de Teresina. “Muitos amigos foram solidários com a gente. Uma amiga médica conseguiu encontrar para nós”, disse.

DEIXE UMA MENSAGEM